Empresas informais: conheça os riscos

As empresas informais têm se mostrado, para muitas pessoas, como uma alternativa na obtenção de recursos diante do desemprego inesperado ou como uma forma complementar de renda.

Entretanto, como não possuem registro, não pagam impostos e não têm um sistema de contas próprio, esses negócios apresentam riscos significativos, tanto para os proprietários quanto para os colaboradores e a economia em geral.

Neste artigo, vamos falar sobre os riscos das empresas informais e sobre as vantagens de legalizar uma empresa. Chegou a hora de eliminar as dúvidas sobre o assunto. Continue conosco e boa leitura!

As empresas informais no Brasil 

Como sabemos, as empresas informais são uma realidade no Brasil. De acordo com estudo realizado pelo Sebrae, em 2020, 68% dos “donos de negócios” no Brasil (empregadores e conta própria) afirmaram não ter CNPJ. 

A formalização é maior na região Sul (47%), entre empreendedores com renda e nível de escolaridade mais alto, que estão há mais de 2 anos no negócio e dedicam mais horas à atividade.

O desemprego é uma das principais razões para o surgimento de empresas informais no Brasil. Porém, muitos empreendedores, principalmente os mais jovens, começam nesta atividade pela necessidade de independência financeira e autonomia no trabalho.

Principais riscos das empresas informais 

Apesar de parecerem interessantes no primeiro momento, as empresas informais apresentam diversos riscos. Vamos conhecer alguns deles:

Falta de proteção legal

Como as empresas informais não possuem registro, elas se tornam mais vulneráveis a ações legais, como multas e apreensões. Essa situação pode levar à perda de mercadorias e restrição de caixa, dificultando ainda mais o andamento dos negócios.

Dificuldade de acesso ao crédito

Bancos e financeiras costumam ter políticas mais rigorosas de crédito para pequenos negócios. Entretanto, para as empresas informais o acesso a financiamentos ou empréstimos bancários é ainda mais difícil.

Isso acontece porque as empresas informais não possuem movimentação financeira própria, o que torna os seus números pouco confiáveis. Em face da dificuldade de acesso a crédito, muitos empreendedores acabam buscando o empréstimo pessoal ou o cartão de crédito, que tem juros mais altos.

Padrões inferiores de qualidade

Como não seguem a regulamentação, as empresas informais dificilmente adotam normas de segurança e padrões de qualidade em sua produção. Como resultado, os produtos fabricados por essas empresas podem colocar em risco a saúde e a segurança dos consumidores.

Falta de acesso aos mercados formais

Como as empresas informais não pagam impostos, elas não têm acesso a benefícios fiscais. Além disso, essas empresas apresentam mais dificuldade em acessar fornecedores e clientes formais, que exigem registro e o cumprimento de obrigações legais, geralmente com apresentação de certidões negativas e outros documentos. 

Como resultado, a incapacidade de atender aos requisitos de conformidade coloca essas empresas fora do mercado formal de produtos e serviços, o precariza as suas relações comerciais. 

Falta de proteção à propriedade intelectual

O empreendedor brasileiro é bastante conhecido por sua criatividade. Entretanto, empresas informais podem ter dificuldades em proteger suas ideias, produtos ou serviços de propriedade intelectual.

Isso acontece porque, como não há registro ou patente, essas empresas se tornam mais suscetíveis à perda de suas inovações, o que pode afetar sua competitividade.

Vulnerabilidade a ações trabalhistas

Empresas informais não cumprem obrigações trabalhistas, como conceder condições adequadas de trabalho e fazer os recolhimentos previdenciários de seus colaboradores. Essa situação coloca essas empresas sob o risco de ações trabalhistas. 

Dificuldades de expansão

A restrição de crédito, a falta de proteção social, os padrões inferiores de qualidade, dentre outros, são fatores que impactam negativamente o crescimento das empresas informais. 

Como resultado, essas empresas apresentam maiores dificuldades de expansão, justamente porque enfrentam restrições de financiamento, falta de acesso a recursos e desafios para estabelecer relações comerciais confiáveis.

Impacto na economia

Como as empresas informais não pagam ou pagam indevidamente impostos e contribuições, elas estabelecem uma concorrência desleal com as empresas formais que seguem todas as regras. 

Esse ambiente desestimula a formalização de empresas, que buscam operar com custos mais baixos, prejudicando toda uma cadeia produtiva. 

Além disso, um grande número de empresas informais prejudica a arrecadação de impostos e contribuições sociais. Essa situação afeta os programas sociais financiados pelo governo, o que impacta a economia e prejudica os que mais precisam de serviços públicos.

Benefícios de regularizar empresas informais

A regulamentação de uma empresa proporciona integridade nas relações comerciais, garantindo a qualidade na produção e comercialização de produtos e serviços.

Essa integridade melhora o relacionamento da empresa com fornecedores, clientes e colaboradores pois transmite credibilidade e respeito a todos os stakeholders. 

Com a regulamentação, empresas formais podem apresentar informações confiáveis às instituições bancárias e obter programas de financiamento, inclusive estatais. Além disso, podem obter melhores preços com fornecedores e atrair os melhores profissionais.

Esse cenário cria as condições favoráveis para o crescimento saudável da empresa, o que beneficia não apenas as suas atividades, mas a economia como um todo.

AdContab: a melhor assessoria para formalizar sua empresa

Antes de iniciar um negócio, é fundamental buscar orientação legal e entender as regulamentações relevantes em sua área para tomar decisões assertivas.

Essas informações ajudam a evitar os riscos decorrentes da informalidade, permitindo o acesso das empresas ao crédito, proteção legal, oportunidades de crescimento e conformidade com padrões de qualidade e regulamentos. 

Ao regularizar sua empresa, a AdContab vai prestar orientações sobre o melhor regime tributário para a sua atividade, bem como a melhor assessoria contábil e previdenciária.

 

O enquadramento fiscal adequado vai possibilitar à sua empresa pagar alíquotas compatíveis com o seu faturamento, crescendo de forma saudável. Entre em contato com nossos analistas e conheça nossas soluções!