Passo a passo para consultar informes de rendimentos 

O prazo para a declaração do Imposto de Renda em 2024, referente ao ano-base 2023, começará em 15 de março e vai até 31 de maio deste ano. Para isso, os contribuintes devem apresentar uma série de documentos para a Receita Federal, como o comprovante de rendimento, que informa os valores recebidos em 2023. 

As empresas devem entregar este documento a funcionários e prestadores de serviço até o dia 29 de fevereiro. Acompanhe o artigo para entender o que é e como obter o seu comprovante de rendimento, e também saiba quais as fontes de renda podem ser informadas na declaração.

O que é o informe de rendimento?

O comprovante de rendimento é um documento obrigatório para fazer a declaração de Imposto de Renda. Ele se assemelha a um comprovante de renda e resume seus ganhos em um determinado período. Ele pode ser exigido em solicitações de empréstimos, financiamentos de imóveis e como objeto de análise para o aumento do limite de crédito por muitos bancos. O documento também pode ser chamado de informe de rendimentos.

Quais informações vêm no informe de rendimento?

As informações que vêm no comprovante de rendimento consistem no total dos valores recebidos por uma pessoa no período de um ano, além de detalhes sobre a natureza e o montante dos rendimentos pagos – por exemplo, se são tributáveis, tributados exclusivamente na fonte ou isentos.

Para que serve o informe de rendimento?

O comprovante de rendimento serve para atestar os rendimentos recebidos, as contribuições e o Imposto de Renda descontado entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de cada ano. Ele é exigido na Declaração do Imposto de Renda, quando a Receita Federal cruza informações para saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano-base e se houve sonegação ou não.

Devido à importância do comprovante de rendimento, lembre-se sempre que toda informação registrada na sua declaração deve ser correta e válida, porque dados incompletos ou falsos podem ser sujeitos a aplicação de multas e restrições para quem cai na chamada “malha fina”.

Quem tem direito ao comprovante de rendimento?

Qualquer pessoa física ou jurídica tem direito ao comprovante de rendimento. O documento deve ser emitido pela fonte pagadora. Empregadores privados, instituições financeiras, bancos ou instituições públicas (como INSS ou empresas estatais) têm obrigação de emitir informe até o final de fevereiro de cada ano para seus beneficiários.

Como emitir o comprovante de rendimento?

Para emitir o comprovante de rendimentos, você deve entrar em contato com a fonte pagadora de seus rendimentos (banco, INSS, empregador, etc.) e solicitar o comprovante. Não é obrigatório que o comprovante de rendimento seja enviado via Correios. Atualmente, ele pode ser enviado por e-mail ou disponibilizado para consulta pela internet ou aplicativo, o que é mais comum, simples e prático. 

A lei exige que o comprovante de rendimentos seja disponibilizado para o contribuinte até o último dia útil do mês de fevereiro de cada ano. Lembre-se que o documento deve ser emitido por todas as fontes em que você recebeu pagamentos.

Onde solicitar seu comprovante de rendimento?

Você pode solicitar seu comprovante de rendimento em instituições como:

  • instituições financeiras;

  • INSS;

  • gestoras, corretoras e bancos;

  • empregador;

  • pessoa física.

Informe de rendimento de instituições financeiras

O comprovante de rendimento de instituições financeiras pode ser emitido via aplicativo, internet banking ou ir até sua agência. Você também deve ficar atento ao seu e-mail, porque a maioria dos bancos faz o envio do comprovante para a sua caixa de entrada.

Informe de Rendimento está disponível no SOUGOV.BR

O Comprovante de Rendimento está disponível no SOUGOV.BR para servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e ex-servidores do Executivo Federal. O documento para fins de Declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023) está disponível pelo aplicativo ou na versão web.
Para obter o Comprovante de Rendimento pelo SOUGOV.BR – seja pelo aplicativo ou pelo computador (web) –, siga o passo a passo:

  1. acesse o portal SOUGOV.BR;

  2. Faça o login com sua conta gov.br;

  3. Localize os serviços de “Autoatendimento” na tela principal;

  4. acesse a função “Rendimentos IRPF”;

  5. clique para baixar o comprovante referente ao ano de 2023. 

Outra forma é acessando o caminho: Menu > Financeiro > Rendimentos IRPF.

Informe de rendimento do INSS

Para emitir o comprovante de rendimento do INSS pela internet, siga o passo a passo:

  1. entre no portal do Meu INSS e faça o login;

  2. clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de imposto”;

  3. clique em “Baixar PDF” para baixar o comprovante referente ao ano de 2023.

Onde imprimir o comprovante de renda?

Não é necessário imprimir o comprovante de rendimento, pois é possível adquirir o documento de forma digital, com a mesma validade do impresso, por sites ou aplicativos das instituições em que você solicitar o documento.

O comprovante de renda digital é prático, pois a declaração de Imposto de Renda é enviada via aplicativo. Então, basta fazer o download do documento em PDF e salvar para anexar na declaração.

Prazo para receber o comprovante de rendimento

O prazo para receber o comprovante de rendimento vai até o dia 29 de fevereiro de 2024 para empresas, bancos, instituições financeiras ou órgãos públicos. O contribuinte deve se atentar à sua caixa de entrada e lixo eletrônico de seu e-mail, pois muitas vezes o documento é enviado para lá.

Caso você não tenha recebido o documento até o dia 28 de fevereiro, entre em contato com as instituições responsáveis para solicitar seu comprovante.

Como consultar meus rendimentos na Receita Federal?

Para consultar meus rendimentos na Receita Federal, siga o passo a passo:

  1. entre no portal e-CAC;

  2. faça o login usando sua conta gov.br;

  3. procure a opção “Declarações e Demonstrativos”;

  4. clique em “Consulta de Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”.

  5. selecione o ano-calendário, nesse caso o ano de 2023;

  6. clique em consultar;

Quais fontes de renda informar na declaração

As fontes de renda que você deve informar ao realizar a sua declaração do IR de 2024:

  • remuneração pelo trabalho;

  • valores em conta corrente ou poupança;

  • pensão alimentícia;

  • despesas com educação;

  • gastos médicos;

  • bônus ou comissão;

  • investimentos;

  • renda através de aluguel;

  • pensão;

  • contribuições previdenciárias.